terça-feira, 3 de junho de 2014

Dia Mundial do Meio Ambiente será comemorado com alunos das escolas rurais no Sítio Vanessa


As professoras das escolas rurais das localidades de Anhaia e Rodeio em Morretes, Rosângela Comunello, Sirlei Apolinário e Rosiele Comunello vão realizar um evento comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente na próxima sexta-feira, dia 06 de Junho de 2014 no Sítio Vanessa, que fica na Serra do Mar do Paraná. O evento será voltado para a realização de atividades com o objetivo de despertar a consciência ambiental e ecológica dos alunos de idades entre 4 e 13 anos.

Edemilson Pereira, ambientalista e dono do Sítio Vanessa fará uma pequena palestra para as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente com ênfase no Palmito Juçara (Euterpe Edulis), que é uma palmeira nativa da Mata Atlântica conhecida principalmente pelo seu palmito comestível e encontra-se hoje sob risco de extinção. Os alunos terão a oportunidade de plantar 50 mudas doadas pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná) durante as atividades e conhecer as belezas do Sítio Vanessa. As professoras vão providenciar um lanche especial para os alunos como nas edições anteriores.


Essa é a primeira vez que eu e o Juliano não poderemos participar do evento, mas como fizemos nos eventos anteriores, doaremos em nome da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa kits de leitura com revistinhas de atividades que as crianças adoram, e enviaremos por volta de 100 livros infantis, gibis e mangás para empréstimo livre.

Desde 2011 já realizamos 5 eventos semestrais em parceria com as professoras das escolas rurais e com o nosso parceiro de projeto Edemilson Pereira. Todos os eventos foram realizados para incentivar a leitura, promover o contato das crianças com atividades lúdicas de leitura, promover o acesso aos livros através de arrecadações e doações que promovemos através do blog, do Facebook e do Twitter, e também realizamos atividades esportivas e ambientais no Sítio Vanessa e nas escolas.


Os livros e gibis seguem carimbados com o carimbo da Biblioteca Comunitária do Sítio Vanessa, e também com a arte da iniciativa voluntária "Leia, Empreste ou Devolva" do blog Bibliotecas do Brasil que tem como objetivo ajudar pessoas interessadas em montar suas próprias bibliotecas livres e comunitárias, promover a montagem das bibliotecas livres e facilitar o acesso aos livros. Quem quiser utilizar a arte em bibliotecas livres, comunitárias e independentes pode fazer o download gratuito no blog Bibliotecas do Brasil.


Relembre os eventos realizados pela Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa na Estrada do Anhaia:
  1. Distribuição de livros para alunos das escolas rurais do Anhaia livros doados pela Uninter (Dezembro/2013).
  2. Oficina do livro da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa (Abril/2013).
  3. Festa de encerramento do ano letivo, amigo secreto e entrega dos materiais esportivos doados pela SBEE - Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas (Dezembro/2012).
  4. Bate-papo literário com alunos das escolas rurais e Editora Estronho (Abril/2012)
  5. 1º Passeio Educativo da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa (Outubro/2011)
Daniele Carneiro e Juliano Rocha 
contato@bibliotecasdobrasil.com
Fotos: Juliano Rocha

0 comentários:

Postar um comentário