quarta-feira, 19 de junho de 2013

Incentivo à leitura & ao esporte


Essas são as ações que já realizamos na Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa inspirados pelos grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil, a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016. Pensando em crianças das áreas rurais de todo o Brasil que vão acompanhar os eventos esportivos apenas pela televisão (as que tiverem uma), nós fizemos ações inspirados nesses eventos, para aproximar as crianças de práticas esportivas e exercícios físicos. Para que elas pudessem conhecer não só o futebol, mas também o vôlei, o basquete, o ping pong, o judô, a natação, a ginástica olímpica e tantos outros, que são distantes da realidade delas. Usamos materiais esportivos doados por colaboradores da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa e livros e gibis que falavam de esportes.

Nas escolas rurais de Morretes não existe professores nem aulas de educação física, nem atividades esportivas, ou qualquer tipo de incentivo e investimento financeiro para a formação de atletas. Essa é a realidade inúmeras escolas nas área rurais do Brasil. Inspirados pela Copa do Mundo 2014 e pelas Olimpíadas 2016 fizemos essas ações voluntárias, com a ajuda do Edemilson Pereira e das professoras Rosiele Comunello, Rosângela Comunello e Sirlei Apolinário, sempre valorizando a busca pelo conhecimento, incentivando a leitura e a prática do esportes (inclusive o futebol) com livros e gibis que falam de esportes. Crianças leitoras, futebol e demais esportes combinam muito bem.

O investimento no esporte, na atividade esportiva, na formação de atletas, na contratação de professores de educação física, na formação de atletas nas categorias de base, não é a mesma coisa que o investimento na Copa da Fifa e nos investimentos em obras públicas para um evento particular. Temos que diferenciar o que é um investimento válido na prática de esportes e desenvolvimento de atletas, além do incentivo à prática esportiva para crianças em escolas, da gastança em estádios monumentais que serão abandonados após a Copa.

Um é tão importante quanto o outro. A educação deve ser priorizada em relação às obras públicas para a Copa do Mundo. Esporte e educação devem caminhar juntos pois são complementares. 

Conheça as atividades que realizamos com as crianças das escolas rurais de Morretes que uniram incentivo à leitura, futebol e demais esportes:

0 comentários:

Postar um comentário