terça-feira, 30 de abril de 2013

Carimbo para bibliotecas livres comunitárias

Esse é o carimbo que eu e o Juliano encomendamos para utilizar nos livros que vamos disponibilizar em quatro bibliotecas livres que serão montadas em estabelecimentos comerciais, um localizado no bairro Uberaba, um na CIC (Cidade Industrial de Curitiba), outro no Boqueirão e uma loja no Xaxim. Os clientes desses locais poderão emprestar livros livremente, sem a menor necessidade de apresentar documentos, fazer carteirinha, ou ter data para a devolução. Queremos com essa iniciativa promover o acesso aos livros para as pessoas durante o intervalo de trabalho, para quem estiver apenas de passagem pelo local, e também aos funcionários, seus amigos e parentes.

Empréstimo livre de livros funciona assim: O leitor é livre para emprestar o livro e levar para casa e devolvê-lo quando achar que deve. É livre para fazer a leitura a seu tempo, sem pressa, não tem data de devolução. O leitor é livre para emprestar a outra pessoa. Se quiser levar para uma viagem para ler, e libertar esse livro em outra cidade para que uma pessoa encontre-o, é livre para isso.

Detalhe do carimbo: Leia, Empreste ou Devolva

Livro carimbado e pronto para começar a circular. Fotos: Dani Carneiro

Os frequentadores desses estabelecimentos serão incentivados a doar livros que já leram, e que quiserem compartilhar com a comunidade de leitores, e assim mantê-los em circulação. Nos inspiramos no conceito de biblioteca livre da Bibliopote, projeto de Alessandro Martins, para montar essas pequenas bibliotecas livres.
*Caso queira utilizar esta arte em outras bibliotecas comunitárias, sintam-se à vontade, é só baixar o arquivo neste link (http://goo.gl/2Exf0) e mandar fazer em qualquer local que confeccione carimbos.


Daniele Carneiro / Arte: Juliano Rocha
bibliotecasbr@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário