quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Livros Didáticos


O que são livros didáticos? Do Wikipédia: 

"O livro didático é um instrumento para o professor, pois é nele que está a fonte do conhecimento tanto para quem ensina quanto para quem aprende, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da sociedade, ele não é um livro perfeito que contém todas as respostas, o conteúdo exposto no livro é somente para direcionar o trabalho do profissional".


Vamos descartar o tom sensacionalista da reportagem, e trazer à tona as seguintes questões: 

- Os livros didáticos não são distribuídos da maneira correta, enquanto algumas escolas do Brasil estão queimando livros, outras não chegam nem a recebê-los. As secretarias de educação municipais e estaduais deveriam se comprometer com o recolhimento do material não utilizado, e não deixá-lo na responsabilidade de professores, diretores, funcionários e terceirizados.

- O completo desconhecimento das pessoas em relação ao descarte correto de papel e sobre a reciclagem. Informação e orientações sobre o descarte correto dos livros didáticos devem ser passadas aos funcionários das escolas, independente de serem terceirizados ou não.

Livros didáticos nem sempre servem para serem utilizados fora do contexto pedagógico da sala de aula (numa biblioteca comunitária por exemplo), porque nem toda biblioteca tem recursos para manter uma pessoa capacitada para usar as apostilas, e inserir as crianças leitoras no contexto desse material. Ou a biblioteca comunitária não tem uma sala de referência, onde esse material possa ficar guardado, para consultas e pesquisas futuras, e uma bibliotecária para atender os leitores. É o caso da nossa biblioteca.  Por isso é sempre bom perguntar antes de doar se a pessoa aceita livros didáticos

A BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO SÍTIO VANESSA NÃO ACEITA DOAÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS!

A posição da Biblioteca do Sítio Vanessa é a seguinte: - Mesmo que a gente tenha pena de mandar os livros didáticos para a reciclagem, e perceba que eles são muito bem ilustrados, e que possam servir como material para oficinas e atividades recreativas, nós não fazemos uso desse material. Nossos eventos têm outro formato, e os livros que levamos para as crianças são livros de literatura, para consumo imediato. Não desenvolvemos nenhum projeto para "salvar" livros didáticos, pois esse não é o nosso trabalho. Nós não recebemos doação de livros didáticos por falta de espaço, não temos sala de referência, e principalmente porque não existe procura pelos livros didáticos.

Os mais de mil livros da Biblioteca do Sítio Vanessa ficam dentro de um armário dentro de uma casa localizada em uma área rural. Os empréstimos são para as pessoas da família, os vizinhos, pessoas da comunidade, visitantes, amigos, colegas, e assim por diante. Não tem uma bibliotecária. Não tem sala de referência. É uma biblioteca de uso coletivo, porém doméstica, sem condições de ter uma sala com livros de referência e bibliotecária. Bem explicadinho assim para que fique claro mesmo.

As pessoas que têm acesso à grandes quantidades de livros didáticos, e que gostariam de se desfazer desse acervo, não queimem esses livros. Procurem uma entidade que aceite esse material na sua cidade, mas PERGUNTE ANTES se eles aceitam esses livros. Telefone, pergunte, entre em contato por email, pelo Facebook, pelo Twitter, converse com as pessoas que trabalham nesses locais. 

Entre em contato com a secretaria municipal e com a secretaria estadual de educação da sua região, e peça orientação sobre o descarte de livros didáticos. Não jogue livros didáticos no lixo, nem queime, encaminhe para a reciclagem. 

Nós soubemos de uma diretora de um colégio aqui em Curitiba, que colocou 3 toneladas de livros didáticos em um ônibus que não serão usados pelos alunos no ano quem vem, e enviou para a reciclagem. Ela deve ser punida por causa disso, ou o problema é mais embaixo? Reflitam.

Os barracões de reciclagem de Curitiba - Projeto Ecocidadão - espalhados por vários bairros da cidade aceitam esse tipo de material. Encaminhe para os barracões, pois eles se transformam em renda para os catadores de material reciclável cooperados. Entre no site Rota da Reciclagem e veja qual é o local mais próximo da sua casa, onde você possa entregar seu material reciclável.

Leia mais sobre livros didáticos

Um comentário:

  1. A Biblioteca Amigo Livro também. E mais uma sugestão, para as mães que ficam com os livros em casa, de seus filhos: dêem uma folheada no livro, recortem os textos e gravuras, podem ser uma ótima opção para uma brincadeira das crianças num dia de chuva. O resto, sigam estas recomendações.

    ResponderExcluir