segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Leitura nas férias!

Colocar livros nas mãos dos leitores, é isso o que nós fazemos e gostamos. Quando recebi algumas doações de livros infantis no mês passado, a ideia que tive e, principalmente a minha intenção, foi a de enviar para a Professora Anecy, para que seus alunos não passem as férias sem leituras, e eu acredito que alcancei meu objetivo!

Transporte solidário é isso: - Nós levamos essa caixa de livros até o Sítio Vanessa, e o Edemilson, de moto levou a caixa até a gráfica onde ele trabalha no centro de Morretes. O marido da Professora Anecy passou para pegar a caixa, e levou os livros até a comunidade de Candonga, para os alunos da Escola Rural Municipal de Canhembora. Eu não sei dizer a que distância encontra-se o Sítio Vanessa (localizada no bairro Cabrestante na Estrada do Anhaia) da comunidade rural de Candonga, mas sei que são bem distantes uma da outra. Vou pesquisar essa informação com o Edemilson e depois conto para vocês.

A Professora Anecy contou em seu Facebook: "Um pouco (dos livros) dei para eles levarem para casa, outros vou manter em sala de aula. Meus alunos e eu agradecemos". Muito legal! Vejam as fotos da Professora Anecy, as crianças recebendo os livros:

Caixa de livros viajante

Atacar pessoal!!!

Queremos ver as novidades...

Opa! Esse é legal!

Xiiis!

Férias com leitura é tão bom!

Levar os livros para casa e descobrir novos mundos

Dá gosto ver uma cena como essa.


Quem quiser conhecer um pouco mais da vida e do trabalho da Professora Anecy, pode acompanhar o blog dela, onde ela conta como é o dia a dia na escola rural, mostra as atividades lúdicas que ela faz com as crianças, o processo de alfabetização, as festas, e um pouco da vida dos alunos. Ela também já escreveu esses livros que ela me enviou de presente bem no início das nossas atividades com a Biblioteca do Sítio Vanessa:

A Borboleta Azul, relatos de uma professora rural, a importância de trabalhar na zona rural e o amor à educação

O Alfabeto Dorminhoco, é sobre uma forma lúdica para alfabetizar crianças, que a Professora Anecy pratica com seus alunos

Nesse post da Professora Anecy tem umas informações bacanas sobre as escolas rurais de Morretes (quantidade de escolas e número de professoras). E nessa publicação, ela conta como foi a enchente de março de 2011 em Morretes, assuntos que vieram à tona em nossa conversa com as coordenadoras, crianças e adolescentes da SBEE (Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas). 

Obs.: Ainda temos uma caixa de livros infantis para enviar aos alunos das escolas rurais de Anhaia e Rodeio, para que as crianças possam fazer leituras nas férias, vamos tentar fazer isso até o final do ano letivo, tomara que dê certo!

Fotos das crianças: Anecy Oncken
Fotos dos livros: Juliano Rocha

0 comentários:

Postar um comentário