quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Biblioteca do Sítio na SBEE

Fomos convidados pela Maria Inês Müller para visitar a SBEE-Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, mais conhecido como Centro Espírita do Dr. Leocádio, no bairro Tingui em Curitiba. Ela é uma das coordenadoras dos grupos de estudos espíritas voltados para as crianças e adolescentes que frequentam a SBEE. Assim que as coordenadoras desses grupos de estudos souberam da nossa campanha para arrecadação de materiais esportivos, elas repassaram a ideia para os jovens e crianças participantes, e eles se mobilizaram para conseguir vários materiais esportivos para a Biblioteca do Sítio Vanessa.

Eu e o Juliano junto com as coordenadoras e os participantes 
dos grupos de estudos espíritas da SBEE

Campanha de arrecadação de materiais esportivos
Para quem não lembra, eu publiquei em agosto aqui no blog sobre a minha ideia em reunir livros, revistas e principalmente materiais esportivos para promover algumas atividades para as crianças da Estrada do Anhaia, no Sítio Vanessa, pensando que a maioria dos brasileiros, e as crianças da estrada rural, só irão acompanhar os megaeventos esportivos que ocorrerão no Brasil em 2014 e 2016 através da televisão. Infelizmente a prática dos esportes não é uma realidade na vida de milhares de jovens, e está longe de ser. Ainda que muitas ongs e iniciativas de incentivo estejam lutando em popularizar os esportes, como pudemos acompanhar em debates levantados durante as Olimpíadas, eles ainda são relegados a algo sem importância, sem incentivos ou apoios relevantes na base, quando os pequenos atletas estão iniciando suas trajetórias. Sabemos de escolas nas áreas rurais e também nas áreas urbanas de várias regiões do país onde simplesmente não existem professores e aulas de educação física ou atividades esportivas. E a partir disso tive a ideia de arrecadar materiais esportivos e levá-los para as crianças da Estrada do Anhaia e fazer uma aproximação delas com os esportes, a história das Olimpíadas e da Copa do Mundo.

Segundo a Maria Inês, "o trabalho foi muito gratificante pois oportunizou o exercício da solidariedade e responsabilidade (as doações foram todas higienizadas, costuradas, organizadas pelos jovens), bem como a integração entre os grupos de crianças, pré-adolescentes e adolescentes. No nosso último encontro os grupos escreveram mensagens que acompanharão as doações". 

Visita a Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas e conversa com as crianças e adolescentes

As doações que as crianças e adolescentes juntamente com as coordenadoras da SBEE arrecadaram para nós.

No dia 14/11 eu e o Juliano estivemos na SBEE para receber as doações. Nós fomos muito bem recepcionados pelas coordenadoras dos grupos e fomos convidados a conversar com as crianças e adolescentes que estavam presentes. Nós contamos um pouco da nossa história, sobre como surgiu a ideia de montar uma biblioteca no Sítio Vanessa e sobre como conhecemos o Edemilson, dono do sítio. As crianças nos perguntaram sobre o que o Edemilson achou de ter uma biblioteca dentro da casa dele e se a família dele aceitou bem a ideia de ter uma biblioteca em casa. Contamos também sobre o trabalho do Edemilson, suas preocupações com o meio ambiente e algumas das ações que já vimos ele realizar para proteger os moradores da região do Anhaia, cuidando e alertando a todos sobre a prevenção de desastres naturais. A Dona Josefa também foi bastante citada por sempre aparecer nas fotos lendo e também pelo seu jeitinho que encanta a todos.

Conversas sobre livros, bibliotecas e iniciativas de incentivo à leitura

Tivemos a oportunidade de conversar sobre os eventos que realizamos para as crianças das Escolas Rurais de Rodeio e de Anhaia, a visita da Editora Estronho, falamos sobre o programa de incentivo à leitura da editora e a longa viagem que fizeram de Belo Horizonte até a Estrada do Anhaia.
Falamos bastante sobre o trabalho realizado pela Juliette Fernandes e os livros holandeses, explicamos como ela realiza a tradução e  as colagens que transformam livros holandeses para leitores de língua portuguesa. Contamos um pouco do nosso trabalho junto à Freguesia do Livro e também contamos sobre as realizações da Silvia Buchalla e a Biblioteca Amigo Livro e da Professora Anecy e seus alunos. Falamos da biblioteca que nos inspirou a criar a nossa, a Biblioteca Livre Pote de Mel. Deu tempo para falar um pouquinho de cada um dos projetos que nos motivam.

As crianças da SBEE nos fizeram inúmeras perguntas sobre a vida das crianças moradoras da Estrada do Anhaia, sobre como é o dia a dia delas, se as escolas são próximas umas da outras, como as crianças do Anhaia fazem para chegar até a escola, se elas têm computador em casa, e assim por diante. Conversamos com elas sobre a importância de procurar outros meios para obter informação e conhecimento, além da televisão, e da nossa preocupação para que mais pessoas tenham acesso aos livros sem burocracia, sem precisar fazer cadastro, carteirinha ou apresentar documentos.

Cartinha das crianças e adolescentes da SBEE para as crianças das escolas rurais do Anhaia


Os nomes de todos que produziram a carta

Informações sobre esportes olímpicos e Copa do Mundo produzidos pelo pessoal da SBEE

Após a conversa, as coordenadoras nos entregaram as doações e a carta com as diversas mensagens e perguntas que as crianças e adolescentes dos grupos de estudos escreveram para as crianças das escolas rurais do Anhaia. O material é muito bonito, tem colagem, textos, tem pesquisas sobre a história de diversos esportes, sobre as Olimpíadas e sobre as Copas do Mundo, tem foto do Pelé, do Zidane, do Maradona e muitas perguntas para o Edemilson e para as crianças da Estrada do Anhaia.

Doações: No próximo post colocaremos as fotos de todo o material que as crianças e adolescentes da SBEE arrecadaram, são tabuleiros de xadrez, bolas, chuteiras, camisas de vários times, meiões de futebol, joelheiras, rede de vôlei, roupas e livros. São tantas coisas, que será possível realizar algumas atividades bem legais lá no Sítio para as crianças.

Livraria


Arthur Conan Doyle, criador do Sherlock Holmes foi um grande historiador
do espiritismo

A Maria Inês nos levou para conhecer as instalações da SBEE, e todos os trabalhos que são realizados pela instituição. Lá dentro existe uma livraria maravilhosa, ficamos admirados com os livros de Fritjof Capra sobre Leonardo da Vinci que não conhecíamos. Também tivemos a oportunidade de conhecer o Sr. Alfeu Garcia, que já nos enviou 2 caixas de livros infantis pelo correio. Combinamos com as coordenadoras em montar uma aula sobre o Van Gogh para as crianças e adolescentes e com certeza, muito em breve, uma visita ao Sítio Vanessa para que todos possam conhecer o Edemilson e sua família pessoalmente. Também ganhamos um livro de presente da Maria Inês chamado "A História do Espiritismo" escrito por ninguém mais que Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes. Vocês sabiam que Connan Doyle foi um grande historiador do espiritismo? Esse foi apenas uma dos conhecimentos que adicionamos à nossa bagagem cultural na SBEE.

Agradecemos imensamente pela hospitalidade do pessoal do Centro Espírita Dr. Leocádio, pelas doações feitas com tanto carinho, pelas mensagens da carta que serão levadas para as crianças da Estrada do Anhaia e pela possibilidade de fazer esse intercâmbio cultural, onde nós conseguimos colaborar com um exercício de solidariedade e as distâncias estão sendo encurtadas. Agradecemos às coordenadoras da SBEE pela grande demonstração de tolerância, pois independente da religião que cada pessoa tem, que ela não seja um obstáculo para compartilhamos conhecimento.
Diante de tantas demonstrações de intolerância que vemos acontecer Brasil afora, é gratificante podermos fazer uma parceria em que possamos crescer juntos. Que ela seja um ponte ligando culturas, costumes e principalmente a solidariedade e o incentivo à leitura.

0 comentários:

Postar um comentário