terça-feira, 7 de agosto de 2012

Biblioteca do Sítio Vanessa rumo à Copa 2014 e às Olimpíadas 2016


Como todos sabem, o Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014 e também será a sede das Olimpíadas de 2016. Serão grandiosas festas, e muitos de nós participaremos delas pessoalmente nos estádios olímpicos, no Rio de Janeiro e nas outras cidades sedes, como Curitiba que receberá jogos da Copa do Mundo.

Mas... vocês já pararam pra pensar em quantas crianças e adolescentes no Brasil irão acompanhar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 somente pela televisão?

Infelizmente a prática dos esportes não é uma realidade na vida de muitos jovens, e está longe de ser. O esporte no Brasil como temos acompanhado em debates levantados durante as Olimpíadas, ainda é relegado a algo sem importância, sem incentivos ou apoios relevantes na base, quando os pequenos atletas estão iniciando suas trajetórias. Sabemos de escolas nas áreas rurais e também nas áreas urbanas de várias regiões do país onde simplesmente não existem professores e aulas de educação física.

Alunos das escolas rurais da Estrada do Anhaia

São escolas que não têm  bolas de futebol, de vôlei, de handebol, basquete, ou qualquer outro esporte para oferecer para os seus alunos, nem espaços físicos dedicados aos esportes. Também acontece de as instalações serem tão precárias, que chegam a causar a morte dos alunos.

O assunto é muito sério. Pensando nesses temas em que estaremos inseridos nos próximos anos, acreditamos que seria muito legal unir os livros, as bibliotecas livres comunitárias e a leitura ao mundo dos esportes. Fazer com que crianças e adolescentes que não terão a oportunidade de acompanhar a Copa do Mundo e as Olimpíadas pessoalmente possam pelo menos entrar no espírito dos eventos, e serem apresentadas às modalidades, além de desfrutar o conhecimento do mundo dos esportes.

As bibliotecas comunitárias são locais que além de oferecer livros e cultura, são fontes de conhecimento sobre diversos assuntos, e também podem oferecer entretenimento, aproximar os leitores do mundo dos esportes, e incentivar a leitura. Com revistas, livros e materiais impressos arrecadados através de doações, nós pretendemos promover atividades educativas que atendam crianças e adolescentes, conversar com os leitores sobre a Copa do Mundo e as Olimpíadas, explicar os símbolos olímpicos, os esportes e as regras. Através de atividades educativas e recreativas pretendemos introduzir crianças e adolescentes aos maiores eventos esportivos do planeta.

Lebron James, atleta olímpico lendo

Precisamos de livros e revistas sobre esportes olímpicos: ginástica, corrida, maratona, natação, atletismo (todas as modalidades), badminton, basquete, vôlei de praia, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, handebol, hockey, judô, tênis, tênis de mesa, triathlon, pentathlon, pólo, hipismo, arco e flecha, nado sincronizado, etc.  Revistas e livros sobre a Copa do Mundo e Olimpíadas. Também aceitaremos livros e revistas sobre surf, skate, roller e demais esportes radicais.

Verifique suas gavetas, suas coleções de revistas e livros, ajude-nos a arrecadar revistas e livros que sejam relacionados à esportes e futebol, e promover tardes recreativas voltadas para uma aproximação dos esportes através da leitura. Na primeira fase do projeto arrecadaremos livros revistas e outros materiais referentes aos esportes. Na segunda fase, faremos as atividades educativas e recreativas na Biblioteca Comunitária do Sítio Vanessa.

Crianças estudantes das escolas rurais da Estrada do Anhaia em evento no Sítio Vanessa

Esses são os materiais que você pode doar para colaborar com o nosso projeto: livros, revistas, pôsters de atletas, bolas, jogos de tabuleiro, redes de vôlei, chuteiras, uniformes, bandeiras, petecas, raquetes em boas condições de uso para que sejam usadas em atividades recreativas, educativas e expositivas com crianças e adolescentes. Entre em contato conosco através do email: bibliotecadositio@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário