quinta-feira, 26 de julho de 2012

Espaço cultural para crianças e adolescentes em Guaratuba, no litoral do Paraná, incentiva grandes ideias

Um trabalho belíssimo está sendo feito no Balneário Nereidas em Guaratuba, litoral do Paraná. A moradora Silvia Helena Buchalla montou um coral e mantém um espaço dedicado a uma biblioteca comunitária dentro do seu escritório de advocacia – a Biblioteca Amigo Livro – e também está montando uma orquestra de violões, com apresentações já programadas para o Dia das Crianças em outubro e para as festas natalinas, em dezembro.


Através da Biblioteca Amigo Livro, Silvia promove tardes divertidas com programação cultural para crianças e adolescentes.  Essas atividades que envolvem música e artes estão servindo para incentivá-los a desenvolver a criatividade e o talento que elas já têm naturalmente. A biblioteca está em plena atividade desde fevereiro desse ano, e já possui leitores diários que frequentam suas estantes. São as mães das crianças, as vizinhas, os colaboradores, voluntários, amigos e as crianças, todos desenvolvendo e cultivando o hábito da leitura.


Os adultos passaram a visitar a biblioteca com mais frequência, incentivando seus filhos a frequentá-la também. Todos os sábados a partir das 13h a biblioteca está aberta para atividades culturais, como as aulas gratuitas de violão e de coral que estão bem frequentadas. Além disso, as crianças podem fazer pintura livre em papel kraft, brincar e comer um lanchinho. Durante as férias de inverno, Silvia alugou brinquedos como piscina de bolinas e cama elástica, para que as crianças aproveitassem ainda mais esse período de dias livres.


O sistema de empréstimo da Biblioteca Amigo Livro é livre: o leitor empresta, fica com o livro o tempo necessário para a leitura e devolve. Ou passa o livro para um coleguinha, para os irmãos e pessoas próximas, para que o ciclo de leitura não se encerre. O ritmo das doações locais aumentou e tem se mantido constante. As estantes estão bem mais coloridas de livros, que chegaram através de doações que a biblioteca conquistou através de amigos, de pessoas simpáticas à ideia, e apoiadores. As pessoas têm se tornado mais conscientes da importância de ter presente no bairro uma biblioteca atuante.  Além de oferecer vários gêneros de livros, gibis, revistas e enciclopédias oriundos de doações, a Biblioteca Amigo Livro se tornou um ponto de encontro, e de interação, inclusive entre pais e filhos, já que as atividades são convidativas, divertidas e abertas à participação de todos. Durante as férias de inverno, as tardes da biblioteca tiveram leitura de histórias, animadas rodas de violão e cantoria, brinquedos disponíveis para a criançada, lanche, livros, pintura e desenhos, balões e muito mais.


É importante para uma criança e para um adolescente sentir que pertence a uma comunidade, ter um local de referência, onde todos estão trabalhando para o mesmo objetivo, compartilhando valores, vontades e bem-estar comuns. Infelizmente muitos jovens acabam por encontrar esse sentimento de pertencimento em gangues e na marginalidade. É muito gostoso encontrar um lugar tão aprazível para o desenvolvimento de tantas crianças em uma cidade como Guaratuba que tem um potencial enorme e muitas crianças necessitadas de atividades culturais contra turno.  Torcemos para que mais projetos como esse se espalhem pela cidade inteira, e que sejam de fato adotados por um número significativo de pessoas e voluntários, porque Guaratuba ainda é uma cidade muito carente de projetos sociais voltados para a integração das crianças e dos adolescentes a atividades que lhes forneçam perspectivas para uma infância e adolescência mais focadas, para novos horizontes que se abrem a elas dentro da própria cidade. A Biblioteca Amigo Livro está apresentando uma nova perspectiva à vida desses jovens.


Como colaborar com a Biblioteca Amigo Livro - Você tem livros para doar ou costuma viajar sempre para o litoral do Paraná? Doe livros e gibis para a biblioteca, ou nos ajude a arrecadar. A Biblioteca Amigo Livro aceita doações de livros infantis, infanto-juvenis, livros de romance, revistas para crianças e adolescentes, livros de aventura e autoconhecimento em bom estado de conservação para serem imediatamente emprestados para os leitores. Entre em contato com a coordenadora da Biblioteca Amigo Livro, a Silvia Helena Buchalla através do email silhb@terra.com.br ou conosco através do email bibliotecadositio@gmail.com — em Guaratuba, litoral do Paraná.


Para doações diretamente em Guaratuba:
Biblioteca Amigo Livro – Coordenadora: Silvia Helena Buchalla
Endereço: Rua Uruguai nº 153, Balneário Nereidas.
E-mail para contato: silhb@terra.com.br

Doações em Curitiba: através do e-mail bibliotecadositio@gmail.com, nós estamos periodicamente levando livros para Guaratuba.


Violão -Você tem um violão para doar, ou conhece alguém que tenha um violão disponível? Entre em contato, que a gente leva o seu violão para Guaratuba, para o pessoal da Biblioteca Amigo Livro. A Silvia está organizando uma Orquestra de Violões Infantil com as crianças do Balneário Nereidas. Saiba mais nesse post


Para ver fotos da Biblioteca Amigo Livro acesse esse álbum no Facebook

Texto publicado no Blog Livros e Afins

0 comentários:

Postar um comentário