quinta-feira, 12 de abril de 2012

Tarde Recreativa na Biblioteca do Nereidas (Biblioteca Amigo Livro)

Silvia Buchalla está tocando uma ideia muito bacana no Balneário Nereidas em Guaratuba, litoral do Paraná. Dentro de seu escritório, numa espaçosa casa na Rua Uruguai, ela pretende aos poucos dar forma ao projeto cultural que abriga a recém inaugurada Biblioteca Amigo Livro e proporcionará às crianças e adolescentes do bairro, atividades educativas e recreativas. Silvia pretende fazer da casa uma alternativa para crianças, pré-adolescentes e adolescentes. Será uma opção cultural e de lazer em um lugar agradável para passar a tarde, também dedicado para atividades contra turno da escola, numa cidade carente de projetos e de oportunidades que levem ao desenvolvimento desses jovens. Na maioria das vezes, os pais e famílias dessas crianças e adolescentes estão em situação difícil, tentando duramente viver com dignidade, mas num bairro estagnado essas crianças só têm a opção de ficar na rua o dia inteiro.

Livros doados pela Biblioteca do Sítio Vanessa e pela Freguesia do Livro

Mas a transformação já começa a acontecer no bairro Nereidas. Numa das salas da casa onde está instalado o seu escritório, Silvia está montando a biblioteca, que estava sendo chamada de "Biblioteca do Nereidas" e agora foi batizada de Biblioteca Amigo Livro. Através de doações o acervo aos poucos está ganhando forma. Aos que estiverem interessados em doar, faz-se urgente a presença de livros infantis e gibis para atrair o público infantil. Quanto mais livros, melhor ela poderá atender as crianças do bairro. As prateleiras de madeira são bem estruturadas e sólidas para aguentar a maresia, já estão instaladas, e agora precisam receber livros.

Professora Mara Lobo fazendo arte facial nas crianças
que participaram da tarde recreativa
Em Guaratuba não tem cinema, não tem cinemateca, nenhum local para projeção de filmes. Então uma sala de cinema está sendo providenciada, e em breve, muitos filmes serão exibidos por lá. A Silvia está reformando uma parede que estava sofrendo infiltração para transformá-la num espaço de exibição de filmes. Ela e o marido, dois apaixonados pelo cinema têm mais de 3000 filmes em sua coleção, muitos filmes nacionais, e praticamente tudo que já foi lançado pela Disney, além da coleção completa do "Vigilante Rodoviário", que segundo a própria Silvia, é um material que as crianças não teriam oportunidade de ver, nem teriam acesso em outro local de Guaratuba. As dificuldades nas vidas de algumas dessas crianças e jovens são frequentes, e determinantes em seu futuro.  A maioria dos pais trabalha o dia inteiro, e sofrem com a carência de projetos dedicados às fases mais importantes da vida, a infância e a adolescência. Os pré-adolescentes acabam sem nenhuma atividade, e no ócio, passam a maior parte do tempo na rua, vivendo naquela linha tênue que separa a vida de um jovem da criminalidade. Essa será a primeira vez que muitas crianças, pré-adolescentes e adolescentes passarão pela experiência de estar em um cinema, para assistir um filme em uma tela grande, no escuro, comendo pipoca e ter aquele momento de catarse coletiva.

Guilherme, de 2 anos e 3 meses recebendo um livro e
o ovo de Páscoa de presente da Biblioteca Amigo Livro
O carro chefe e menina dos olhos desse centro cultural que está surgindo em Guaratuba é o coral que a Silvia organizou com suas colegas, vizinhas e colaboradoras no ano passado, realizando diversas apresentações pela cidade. Uma apresentação que o coral fez na agência dos Correios de Guaratuba pode ser vista no Youtube. Além do coral que prosseguirá com suas atividades ao longo desse ano, a Silvia está recrutando adolescentes e pessoas da comunidade que saibam tocar algum instrumento, para lecionar futuras aulas e agregar conhecimento ao coral.

Mais pinturas da professora Mara Lobo
O centro cultural da Silvia, onde está instalada a Biblioteca Amigo Livro promoverá atividades todos os sábados, como foi no dia 07 de Abril de 2012, véspera da Páscoa. A "Tarde Recreativa na Biblioteca do Nereidas" proporcionou atividades de lazer para as crianças do bairro, com pintura no chão em papel kraft, arte no rosto das crianças, feitas pela Professora Mara Lobo, confecção de máscaras de coelhinho, e também livros para colorir à disposição das crianças. Todos puderam conhecer as instalações da casa, conhecer a biblioteca, e os pré-adolescentes que ainda não estão no coral, receberam o convite da Silvia para participar dos ensaios. Ovos de páscoa e livrinhos infantis foram distribuídos à todos os participantes. O evento na Biblioteca Amigo Livro reuniu gente interessada em melhorar a vida das crianças e adolescentes de Guaratuba, muitos professores, vizinhos, pessoas do bairro, colaboradores e amigos da Silvia que também levaram seus filhos para participar da tarde recreativa, e nós da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa.

Vamos ajudar a bombar a Biblioteca Amigo Livro de Guaratuba/PR a ampliar o acervo
Biblioteca Amigo Livro, aos poucos ganhando doações, os empréstimos serão livres,
sem a necessidade de carteirinha ou documentos.
Quer ajudar a preencher essas estantes com livros?
Entre em contato com a Silvia Buchalla pelo email  silhb@terra.com.br

Crianças conhecendo a Biblioteca Amigo Livro
A Biblioteca Amigo Livro fica na Rua Uruguai, nº 153 no Balneário Nereidas em Guaratuba/PR. Se você quiser ajudar a biblioteca com livros, gibis, revistas, material escolar, brindes para as tardes recreativas, em boas condições de uso, para serem imediatamente emprestadas para novos leitores, entre em contato com a Silvia Buchalla através do email: silhb@terra.com.br

Um comentário:

  1. Muito legal, Dani! A iniciativa da Silvia é um modelo a ser seguido e a Freguesia do Livro quer ajudar!

    www.freguesiadolivro.com.br

    ResponderExcluir