terça-feira, 3 de abril de 2012

Cuidados com os Livros

Achei um livro muito bacana na Biblioteca da UP chamado "Técnicas Modernas de Preservação e Recuperação de Acervos Bibliográficos" dos autores Gláucia Gomes, Isabel Nogueira e J.J. Abrunhosa. Esse livro é muito útil e tem informações valiosas para quem pretende montar uma biblioteca, ou já tem uma, e precisa de dicas e conhecimento para manter a integridade dos livros, através de diversos cuidados importantes. Trouxe um trechinho do livro para aplicarmos essas dicas em nossas bibliotecas livres e comunitárias.

Livros 

*Seu Desgaste* Como qualquer outro objeto presente em nosso universo, o livro é passível de desgaste. No seu caso específico, o desgaste deve-se ao:
  1. Fator humano: uso intensivo ou manuseio inadequado por parte dos leitores.
  2. Fator técnico: qualidade da encadernação, do papel e da tinta empregada.
  3. Fator ambiental ou físico-químico: temperatura, poeira, umidade, radiação luminosa e condições gerais de acondicionamento.
  4. Fator biológico: infestação do acervo por roedores, insetos e micro-organismos bibliófagos (do grego "biblios" = livros e "fagos" = devoradores).

O efeito nocivo do fator humano é um dos principais responsáveis por danos ao acervo. Podemos enumerar o acondicionamento de forma inadequada e/ou em um local incorreto; o folheio de maneira inapropriada, ocasionando tensão mecânica e consequente ruptura de folhas, cadernos e por vezes da própria encadernação; transporte inadequado do livro; esforços mecânicos inadequados durante a leitura, tais como apoio dos cotovelos ou outras partes do corpo sobre o livro; utilização de superfícies de apoio impróprias; o folheio anti-higiênico com saliva aplicada à ponta dos dedos; o uso de marcadores inadequados (dobras/vincos nos cantos das páginas, canetas, lápis e outros objetos volumosos); grifos, anotações, correções e sinalizações; o manuseio com as mãos impregnadas de líquidos, poeira e/ou gordura; a inserção de corpos estranhos ao corpo do livro como clips e grampos metálicos (efeitos nocivos de perfuração, rasgos, vincagem e manchas de ferrugem resultantes de sua oxidação); o vandalismo e, ainda o furto parcial ou total do livro.

Fotos: Juliano Rocha e Asian Art Museum.

0 comentários:

Postar um comentário