quinta-feira, 8 de março de 2012

Movimento Literário Freguesia do Livro


A Freguesia do Livro é um movimento literário participativo e voluntário que passou a funcionar em Curitiba, e pretende reunir pessoas que queiram doar livros e pessoas que estejam interessadas em montar bibliotecas comunitárias livres. A função da Freguesia do Livro será a de intermediar e encaminhar os livros doados para as bibliotecas comunitárias, independentes e informais (como a Biblioteca do Sítio Vanessa em Morretes), que estejam precisando de títulos para incrementar o acervo. A Freguesia servirá como um ponto de apoio de agregação de pessoas que estejam interessadas em doar livros, e de pessoas que queiram começar seus projetos de bibliotecas comunitárias livres (empréstimo sem formalidades ou burocracia, o leitor se compromete a devolver o livro quando terminar a leitura ou a repassá-lo a outra pessoa que continue o ciclo de leitura). A Freguesia do Livro também ajudará a divulgar todos os pontos de leitura e bibliotecas comunitárias que fizerem parte do movimento.

A Freguesia do Livro também incentivará e dará apoio aos comerciantes e pessoas que estejam interessadas em começar bibliotecas livres (Pontos de Leitura) dentro de suas lojas e de seus locais de trabalho, como as iniciativas muito bem sucedidas que já existem em Curitiba, a Bibliopote (biblioteca livre que funciona dentro da Panificadora Pote de Mel no Centro), a Mini Biblioteca no bairro Água Verde (em frente à loja Apoio que vende produtos ortopédicos e para a recuperação da saúde), e a Biblioteca Ice Book, que funciona dentro do Restaurante Curitiba Light no Jardim das Américas. Quem quiser iniciar um Ponto de Leitura dentro de seu comércio ou loja pode se cadastrar aqui.

Quem quer doar livros: As pessoas que tenham livros para doar em boas condições de uso e possam ser utilizados por novos leitores (sem faltar páginas ou capas, não pode estar se desmanchando, sem manchas, sem rasgos, sem caminhos e buracos de traças, sem mofo, sem rabiscos e rasuras, etc), por gentileza entrem em contato com a Jô Mayr Bibas pelo email jo@freguesiadolivro.com.br

Quem quer ser um Ponto de Leitura: Se você tem um comércio ou trabalha em algum lugar que gostaria de destinar um espaço para transformar em uma pequena biblioteca, como por exemplo: um cantinho dentro da sua farmácia, do seu pet shop, da sua boutique, lanchonete, vídeo locadora, do seu consultório, do seu salão de beleza, restaurante, lavanderia, creches, cafés, etc, pode entrar em contato com a Freguesia do Livro, solicitando doações para dar início à sua iniciativa através desse formulário. Lembre-se, a iniciativa deve ser a de biblioteca livre (sem informalidades no empréstimo).

Quem deseja montar uma biblioteca comunitária (ou se já tem uma) e deseja receber livros: Para a pessoa que já possui uma biblioteca comunitária funcionando ou que está pensando em montar uma, pode preencher esse formulário solicitando livros para o seu acervo.

Se você gostou da ideia, animou-se em começar um projeto de biblioteca comunitária no seu bairro, na sua comunidade, e quer entrar para o movimento literário, entre em contato com a Freguesia do Livro. Se você é comerciante ou funcionário, e gostou da ideia de ter um espaço dentro de sua loja dedicado ao acesso aos livros e à leitura leitura  para os seus clientes, converse com a Freguesia do Livro para que a iniciativa ganhe forma e comece a ser concretizada.


Para maiores informações acesse:
Freguesia do Livro: http://freguesiadolivro.com.br/
Email para contato: jo@freguesiadolivro.com.br

0 comentários:

Postar um comentário