domingo, 4 de março de 2012

Mais de 700 livros no Sítio Vanessa!


O armário restaurado pelo Edemilson chegou à sua capacidade máxima! Temos pouco mais de 700 livros, incontáveis revistas, enciclopédias e livros didáticos. O número de livros é grande para uma biblioteca que começou com apenas 30 títulos. Os livros acabaram ocupando também uma estante que a Dona Josefa tem na sala. Por enquanto a Biblioteca do Sítio Vanessa prosseguirá dessa forma, já que não cabem mais livros nesse espaço. Pelo menos até que se arranje um local maior para que mais livros sejam levados para o Sítio. Retiramos todo o material que não estava despertando a atenção ou encostados, e no lugar colocamos livros de literatura que são os favoritos dos leitores. O Edemilson providenciou uma boa limpeza para tirar o pó, manter a manutenção dos livros e espantar pretensas pragas. Ao longo desses 8 meses de iniciativa o número alcançado através de doações se mostra por hora suficiente para gerar uma boa circulação entre leitores, sem que ninguém fique sem livro para ler.

 

A Dona Josefa fica feliz da vida quando aparecemos com livros, enciclopédias ou almanaques sobre animais. Dessa vez foi um livro especial, um almanaque enorme só de gatos chamado "O Fascinante Livro de Gatinhos" da autora Angela Sayer. A Dona Josefa já teve pelo menos um gatinho de cada uma das espécies do livro ao longo dos seus 74 anos, não é mesmo Dona Josefa?

Dona Josefa concentrada no almanaque de gatinhos.



A Biblioteca do Sítio tem mais de 700 títulos de interesse para crianças bem pequenas até as maiores, livros para público adolescente e jovem, e livros para adultos dos mais variados temas, como autoconhecimento, história, filosofia, atualidades, livros pedagógicos voltados para a educação dos filhos, livros de gastronomia, livros clássicos da literatura etc. Os livros que são unanimidade são os de literatura: Arthur Conan Doyle, Alexandre Dumas, Sidney Sheldon, Agatha Christie, Jack London, Dalton Trevisan, Julio Verne, e tantos outros autores que encantam os leitores. 

Armário lotado!

Nossa experiência nesses meses mostrou que há demanda pelos livros e pelas revistas na Estrada do Anhaia, há leitores e eles sabem o que querem ler, há pedidos por autores e títulos específicos. A biblioteca segue com esses livros agora. O que vamos fazer a seguir é monitorar o interesse por eles, e trocar aqueles que não despertam o interesse e estiverem parados. Retiramos as enciclopédias mais antigas, pesadonas, que acabam servindo apenas para uma eventual pesquisa, e colocamos no lugar delas vários livros de literatura. As revistas também passaram por uma nova seleção para que os títulos menos visados fossem substituídos ou abrissem lugar no armário. As revistas semanais sobre atualidades (Veja, Isto É, e outras) ficam datadas, encostadas, e acabam ocupando um espaço que serviria para os livros de literatura que são os favoritos dos leitores, então retiramos elas do armário. A revista “Vida Simples”, parte de uma coleção que tínhamos em casa há muito tempo e que doamos para a biblioteca, foi a maior surpresa, pois é a favorita dos empréstimos. As revistas sobre saúde e principalmente sobre projetos de artesanato são muito requisitadas. Agora que o armário está organizado, e  todos os excessos foram remanejados, os livros podem ficar na posição correta, enfileirados todos de pé para não serem danificados e para a melhorar a visualização dos títulos, o que facilita muito a vida dos leitores.

Boas leituras à todos, aproveitem a biblioteca pois ela é de vocês!

Visite nosso Flickr (com fotos novas) 
Visite nosso Facebook e acompanhe as notícias da Biblioteca do Sítio Vanessa e muitas informações do mundo dos livros

0 comentários:

Postar um comentário