sábado, 25 de fevereiro de 2012

Parceria entre a Biblioteca do Sítio Vanessa e Editora Estronho

Marcelo Amado da Editora Estronho de Belo Horizonte entrou em contato comigo essa semana para falar sobre o programa de incentivo à leitura chamado "Estronho Social", onde 5% da receita líquida da editora será convertida em exemplares para doação. As doações segundo Marcelo serão feitas para bibliotecas comunitárias, creches e qualquer entidade que incentive a leitura. Foi pedido então através do site da Editora Estronho que os leitores indicassem algumas instituições.

Um dos compradores assíduos da editora disse ter visto uma reportagem sobre a Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa, e indicou a biblioteca ao passar o nosso blog e o contato de email (bibliotecadositio@gmail.com) ao Marcelo. Ele visitou nosso blog e gostou bastante do trabalho realizado no Sítio Vanessa. Seremos então a primeira biblioteca a receber a doação do projeto "Estronho Social", e informações mais detalhadas sobre a primeira doação podem ser lidas nesse link.

No final de Abril/2012 a Editora Estronho realizará alguns eventos literários em São Paulo, Curitiba e Porto Alegre e agora Morretes entrou no itinerário. A equipe da Editora Estronho irá conhecer a Estrada do Anhaia e visitar o Sítio Vanessa. A Editora Estronho possui um veículo plotado que chama a atenção das pessoas, principalmente de crianças, que adoram as caveiras e monstros desenhados nas laterais do carro. Chama-se "Estronhomóvel".

Vamos agora acertar os detalhes da realização do evento, a visita do pessoal da Editora Estronho com o "Estronhomóvel" e um bate-papo com a escritora Celly Borges na entrega dos livros no Sítio Vanessa. Na ocasião, a autora do primeiro livro infantil que a Editora Estronho está lançando, irá conversar com as crianças e leitores da Biblioteca do Sítio Vanessa sobre literatura infanto-juvenil e autografar exemplares do seu livro "Em Busca do Arco-Íris de Sonhos", que serão doados à comunidade, juntamente com outros títulos da Estronho e Selo Fantas.

Diante de tantas informações e novidades, agradeço imensamente à pessoa que deu o nosso contato como referência de biblioteca engajada no incentivo à leitura ao Marcelo, editor da Estronho.  Muito obrigada. Isso é uma motivação à nossa biblioteca e para outras pessoas que se sentirem inspiradas a montar uma biblioteca livre, uma biblioteca comunitária, ou uma biblioteca para pessoas que não tem acesso ou tanta facilidade para comprar livros. Acredito que o fato de uma editora destinar livros novos à bibliotecas comunitárias é uma ideia e um desejo que se passa pela cabeça de muitas pessoas que articulam bibliotecas independentes. Essas parcerias devem ser incentivadas, fortalecidas e mantidas. E nós queremos esses livros!


Alunos das escolas rurais municipais de Anhaia e Rodeio em evento realizado pela Biblioteca Comunitária do Sítio Vanessa

Obrigada ao pessoal da Editora Estronho. Tenho certeza de que essa ação é inédita na Estrada do Anhaia, e que será muito proveitosa aos leitores e para as crianças que participarem, eles serão os grandes beneficiados dessa ação. Será uma diversão acima de tudo. E relacionar leitura com diversão é conquistar leitores fiéis, despertar o interesse desses novos leitores para infinitas possibilidades de crescimento pessoal através da leitura.

Peço a gentileza que os leitores e amigos da Biblioteca do Sítio acessem esse link para conhecer melhor as atitudes sustentáveis que a Editora Estronho está tomando em relação aos seus produtos .

Um abraço à todos e boas leituras! Visite nosso Facebook e nosso álbum de fotos no Flickr.

4 comentários:

  1. Estamos muito felizes em participar desta ação social, conhecer os leitores da biblioteca e também saber mais sobre esse belo projeto.

    E não vejo a hora de conversar com as crianças, elas são sempre incríveis, demonstram no olhar o que sentem. =)

    Até o dia de nosso encontro ^.^

    ResponderExcluir
  2. Até o Estronhomóvel está ansioso para a visita (ou melhor, ansiosa, porque ela é uma mocinha... ou quase isso).

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Edimilson, que forma Original de Homenagear Nossa Querida Vanessa.

    ResponderExcluir
  4. Parabens Edimilson, muito original em Homenagear nossa Querida Vanessa.

    ResponderExcluir