sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Carimbo da Biblioteca

Quando iniciamos a Biblioteca do Sítio Vanessa, primeiramente selecionamos 30 livros de nossa própria estante para o projeto. Em seguida pensamos num carimbo com orientações de uso da biblioteca, cuidados com os livros e instruções de empréstimo para os leitores, como o carimbo da Biblioteca Pote de Mel . Carinhosamente chamada de "Bibliopote", ela é uma biblioteca livre que funciona dentro de uma padaria no centro de Curitiba, e que nos serviu de modelo desde o início para começarmos a Biblioteca do Sítio Vanessa. O carimbo é importante para que o leitor que está com os  livros em mãos sempre tenha em mente o sistema de funcionamento da biblioteca.


Assim como o carimbo da Bibliopote nos serviu como modelo, espero que o nosso carimbo também sirva como inspiração para as pessoas que estão pensando em montar uma biblioteca livre e/ou comunitária. No nosso caso nós adaptamos o carimbo para as mensagens que eram mais importantes passar aos leitores, dentro de nossas perspectivas. Redigimos as seguintes orientações que são carimbadas em todos os livros encaminhados ao Sítio Vanessa:


1. Esse livro faz parte do acervo da Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa

2. O livro pertence à comunidade. Fique com ele o tempo necessário para sua leitura e cuide como se fosse seu.

3. Por gentileza não escreva, não rabisque, não use marcador de texto nesse livro para que o próximo a emprestá-lo tenha uma leitura tão agradável quanto à sua.

4. Se encontrar esse livro em uma biblioteca particular, faça-o circular, leia, empreste para alguém que ainda não leu ou devolva para a Biblioteca do Sítio Vanessa.

5. Traga o livro de volta, assim você poderá emprestar outro.

6. Conte para alguém que você gosta sobre o que leu nesse livro e que todos podem conhecer e emprestar livros na Biblioteca Comunitária Sítio Vanessa.

*
Visite nosso Facebook e nosso álbum de fotos no Flickr

0 comentários:

Postar um comentário