quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A Biblioteca do Sítio Vanessa está bombando!

O final de semana foi agitado no Sítio Vanessa. Além do feriadão de carnaval, a Dona Josefa fez aniversário, e a Biblioteca do Sítio esteve bastante movimentada. Enviamos 74 livros, 20 revistas e 13 gibis. Todos os livros são doações de alguns colegas de faculdade, professores e ex-professores tão queridos e sempre abertos à nossas ideias, amigos de amigos de amigos e seus parentes, pessoas que gostam da nossa biblioteca e enviaram livros por Sedex, ou que nos chamaram para buscar.


Biblioteca do Sítio Vanessa em sua segunda fase

O desafio agora é que nós precisamos encontrar um lugar dentro do Sítio Vanessa para abrigar os livros, porque a sala e a estante restaurada pelo Edemilson localizadas dentro da casa da Dona Josefa (podem ser vistas nessa publicação) ficaram pequenas para tantos volumes. São aproximadamente 600 títulos de livros. Nesses dias movimentados de feriadão, onde os parentes, amigos de Curitiba e o pessoal da comunidade se visitam e fazem suas reuniões, fica complicadinho mexer no armário. E todo mundo quer ver os livros =)
Para lidar com a falta de espaço dentro da estante restaurada, algumas enciclopédias Caldas Aulete que são enormes, e que nós mesmos doamos para o Sítio retornaram para dar espaço aos livros de literatura, que são os favoritos do pessoal, os mais lidos e mais procurados.

Daiane, 19 anos, moradora e leitora assídua da Biblioteca do Sítio Vanessa


Andrea à esquerda é de Curitiba, amiga do pessoal do Sítio Vanessa.
Marinês à direita é de Florianópolis, sobrinha do Edemilson Pereira (dono do Sítio e nosso companheiro de projeto). Elas estavam passando o feriado de carnaval no Sítio Vanessa e aproveitaram para conhecer os livros e fazer algumas leituras.



A possibilidade de uma nova biblioteca na Estrada do Anhaia!

Edemilson Pereira da Biblioteca do Sítio Vanessa


Um fato que eu gostaria de dividir com os nossos leitores e amigos da Biblioteca do Sítio Vanessa, e que muito nos emocionou nesse feriadão de carnaval é que, as possibilidades acenam para a criação de uma nova biblioteca na Estrada do Anhaia. O Edemilson andou conversando com as professoras da região, e soubemos que seria ainda mais legal se a biblioteca estivesse mais próxima das escolas, das crianças, e do povoado. O Sítio Vanessa é a propriedade mais distante da Estrada do Anhaia, fica bem no finalzinho, após 15 km de estrada rural de saibro, onde as casas e sítios não são tão próximos uns dos outros. Mesmo assim já atinge um grande número de leitores. A ideia de que seria interessante que as crianças das escolas rurais e seus familiares pudessem ter uma biblioteca ainda mais acessível, mais perto de suas casas veio à tona. Foi conversado sobre a possibilidade de conseguir uma sala mais para o meio da Estrada do Anhaia, e uma pessoa voluntária, moradora da região para atender nessa futura biblioteca, que inclusive já recebeu nome, a Biblioteca Comunitária do Anhaia.
Diante dessas possibilidades, nós nos colocamos inteiramente à disposição para aliar forças à esse projeto, seja para abastecer essa futura biblioteca com livros, para trocar ideias e experiências, para divulgá-la e para explicar às pessoas o seu funcionamento. Quanto mais bibliotecas espalhadas pelas estradas rurais ou locais distantes dos grandes centros, levando livros, histórias, conhecimento às pessoas, um pouco melhor será esse mundo não é mesmo?

Abraço à todos e muito obrigada aos envolvidos!
Parabéns Dona Josefa pelo seu aniversário!
Boas leituras!

Mais fotos da Biblioteca do Sítio Vanessa e de seus leitores.
Acesse também nosso Facebook.

0 comentários:

Postar um comentário